Quem somos

A ASEBEX (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega ex-bolsistas que estudaram ou estagiaram em universidades, centros de pesquisa e empresas no Japão.

Missão

Fortalecer o intercâmbio Brasil-Japão por meio de ações que promovam a troca de experiências entre ex-bolsistas e interessados, bem como o desenvolvimento de pessoas que contribuam para a sociedade.

Visão

Ser reconhecida como a principal associação de ex-bolsistas divulgadora de bolsas para o Japão e preparadora de novos bolsistas.

Valores

Amizade, Gratidão, Respeito, Altruísmo e Perseverança

Histórico

ASEBEX foi criada através da fusão de duas associações:

ASEB – Associação de Ex-Bolsistas

A ASEB congregava ex-bolsistas que haviam estudado em universidades japonesas. Filiada a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), a entidade surgiu informalmente em 1966 e foi oficializada em 1973.

ABEX – Associação Brasileira de Ex-Estagiários no Japão

A ABEX congregava membros que haviam estagiado em empresas japonesas. Fez parte de um dos departamentos da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren) e foi fundada em 1981.

No final da década de 80 o relacionamento entre as duas entidades foi se estreitando através da realização de atividades e eventos conjuntos. Em 23 de novembro de 1991 oficializou-se a união da ASEB e da ABEX, nascendo a ASEBEX, herdando os objetivos das duas associações.